terça-feira, 20 de setembro de 2011

FINAL DE SEMANA TEM PEÇA COM ATORES GLOBAIS EM VITORIA-ES



De perto, ninguém é normal. Que o digam os personagens de "Deus da Carnificina", em cartaz neste sábado e domingo, no Teatro Universitário, em Vitória. Na comédia baseada no texto da francesa Yasmina Reza, escrito em 2006, os atores Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Orã Figueiredo e Paulo Betti interpretam dois casais classe média que se encontram para resolver um problema que envolve seus respectivos filhos pequenos: um dos meninos foi agredido no parquinho e perdeu dois dentes.


O que seria um cordial acordo entre cavalheiros descamba num acerto de contas em que aflora o que cada um tem de pior. "É uma comédia, mas é preciso ficar atento às nuances desse texto. O humor não vem de piadas, mas da situação, que fica incontrolável. A atitude imatura dos pais, revelada ao longo da história, vai explicar muito o que aconteceu com as crianças", alerta Deborah, que interpreta Verônica, a mãe da vítima. Ela viu a peça em Berlim em 2008 e, imediatamente, pensou em montá-la no Brasil. "Os direitos para o Brasil estavam com a produtora Cinthya Graber. Quando a procurei, ela perguntou se eu gostaria de interpretar. Chamamos Emílio de Mello para nos dirigir e o resto foi acontecendo", relembra. A montagem brasileira subiu aos palcos em setembro do ano passado, no Rio de Janeiro. De lá para cá, cumpriu temporada no Rio e em São Paulo e coleciona elogios. Ninguém menos que Bárbara Heliodora, a crítica teatral mais temida do Brasil, já classificou a montagem como digna de um verdadeiro teatro. "O que mais me impressiona é a forma como a dramaturga vai expondo esses personagens. A gente se surpreende ao ver o quanto eles são patéticos, apesar de toda aquela postura de civilidade e educação", reforça a atriz. "Acho que isso é o que diverte as pessoas", aponta. Seu companheiro de cena, Paulo Betti, lembra que o texto de "Deus da Carnificina" se revela universal, apesar de, no original, retratar a classe burguesa parisiense. Na trama, ele é Alan, um advogado que representa uma empresa farmacêutica, que não desliga um segundo do celular. "Vivemos numa época em que se valoriza a aparência, o verniz. O que importa é tentar ser agradável para o outro, mesmo que você não concorde ou não goste dele. A peça aponta o quão ridículo esse subterfúgio pode ser e, por isso, ela é muito bem aceita em qualquer plateia", desenvolve. Ele diz que o espetáculo já foi apresentado nas comunidades carentes do Rio e o retorno também foi um sucesso. "Não importa classe social ou poder aquisitivo, todos nós lidamos com esse tipo de contexto. Daí a peça ser facilmente entendida por todos", reforça.


Peça inspirou filme de Polanski elogiado no Festival de Veneza


A peça escrita pela francesa Yasmina Reza serviu de inspiração para o mais recente longa-metragem do diretor Roman Polanski, "Carnage", que foi ovacionado por jornalistas e críticos no Festival Internacional de Cinema de Veneza, no dia 1º deste mês. Polanski não esteve presente na cerimônia, mas foi representado pelos atores Christopher Waltz, Kate Winslet e John C. Reilly, que integram o elenco da comédia dramática e, durante a ocasião, prestarem homenagem ao cineasta franco-polonês, atribuindo a ele todo o mérito pelo sucesso do filme. A autora do texto original, Yasmina Reza, também compareceu ao evento, ao lado de e Alexandre Desplat, compositor da trilha sonora. Yasmina é  considerada  pela  crítica  especializada  a  maior  autora  teatral  da atualidade, tendo ganhado vários prêmios Molière, o Oscar do teatro francês. Confira: Deus da Carnificina - Uma comédia sem juízo Texto: Yasmina Reza Direção: Emílio de Mello Elenco: Deborah Evelyn, Júlia Lemmertz, Paulo Betti e Orã Figueiredo Quando: Sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Onde: Teatro Universitário, Ufes, Av. Fernando Ferrari, Campus de Goiabeiras, Vitória. Ingressos:  R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia), à venda na bilheteria do teatro, de 15h às 20h, e pelo site www.ingresso.com Clube do Assinante: Assinantes de A GAZETA têm 40% de desconto no valor da inteira (até dois ingressos por cliente). Informações:(27) 3335-2953.

Nenhum comentário:

Postar um comentário